Marcha das Vadias - POA 2014

Marcha inspiradora e de urgência ainda sofre os respingos da minoria que confunde manifestação com destruição!

Dia 27/04 Domingo, a Marcha das Vadias chegou a sua quarta edição na capital A Marcha que reivindica pelo direito da mulher em ser livre, que é contra o machismo e a agressão; conseguiu reunir de 600 a 1.000 pessoas, segundo a brigada de Porto Alegre!

A manifestação começou as 16h. Várias mulheres de topless, homens vestindo roupas femininas e pessoas no geral que simplesmente acreditam na causa se reuniram e lotaram as ruas de Poa, com cartazes e gritos de justiça, de urgência, de verdades! Verdades que precisam ser ditas! Como em alguns cartazes mesmo foi escrito – CHEGA DE SILÊNCIO! O SILÊNCIO MATA! A manifestação começou na Redenção, percorreu a Avenida João Pessoa até chegar ao Colégio Júlio de Castilhos, aonde os manifestantes se dividiram em dois grupos, uns seguiram até a frente da Delegacia da Mulher e outro se dirigiu até o bairro Cidade Baixa.

 A Avenida Loureiro Silva foi trancada por uns instantes, nada que prejudicasse a vida de ninguém! As pessoas ao redor paravam para ver; uns gritavam junto, outros, baixavam a cabeça! Teve aqueles que deram risadas, é claro, o que esperar, o país está aonde está em função de uma sociedade muitas vezes burra e preconceituosa! E se tem uma coisa que a marcha fez, foi passar por muitas dessas pessoas neste dia! Fazendo alguns torcerem o nariz, outros se revoltarem e houve até aqueles que tentaram debochar, ato infeliz e impossível quando se observava o número de pessoas que marchavam em prol das mulheres! Em prol de seus direitos!

Em um todo, acredito que a marcha foi feliz e cumpriu seu papel!  Infelizmente quando o número de pessoas é grande, em alguns núcleos, a causa se perde! E assim como nas manifestações que recentemente tivemos, presenciei pessoas virando lixos, pessoas agredindo outras verbalmente e um ato que achei completamente infeliz, o roubo de um tapete que logo mais seria queimado! Deixo claro que não falo aqui do movimento anarquista, nem exponho minha opinião quanto a este! Pois acredito que até para se fazer a anarquia, precisa se fazer algo organizado, com proposito! Estou falando de bagunça! O lixo que foi jogado nas ruas, tenho quase certeza que não vai ser nenhum machista que vai limpar! Assim como o dono do tapete roubado, que pode muito bem não ser um machista quanto mais um agressor!
Existem pessoas que confundem as coisas, vão para as ruas para arrumar confusão e não por um real direito! Realmente acredito que a marcha, não precisava disso! Não se combate a violência com mais violência! Penso que o sentido da marcha é de gritar – estamos aqui e não vamos permitir isso! Há quem julgue que ataque é a melhor defesa! Mas em meio a rostos que clamavam por um mundo melhor, outros procuravam a chance de atacar e acredito que esse ainda seja o grande problema das reivindicações aqui no Brasil! Pois ao invés de tocar a consciência de algumas pessoas a multidão acaba que por vezes sendo confundida por vândalos! 
Contudo, os ocorridos foram poucos, pequenos perto de tanta beleza! Tanta vontade! Tanta força!  Muito mais do que mostrar para eles – os machistas e preconceituosos – sua voz e sua força! Acredito que em meio a marcha ver um número de pessoas tão grande e tão misto é algo ÍNCRIVEL o movimento foi digno de APLAUSOS! A marcha podia ser delas, mas eles estavam lá; os feministas, para dar a mão para cada uma daquelas mulheres e de igual para igual caminhar por um direito que vai muito além do que das mulheres; é direito de ser humano! Direito básico de ser livre! Eu estava lá, com muito orgulho, orgulho de ver que tem pessoas nesse mundo que valem a pena! Que estão vivas e prontas para lutar pelo que é seu por direito!

0 comentários:

Postar um comentário

 
TaPipocando - Seu Canal de Entretenimento! © 2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Disturbed Tour